- Os novos auscultadores da Sony são mais fáceis de reparar
- A bateria agora é mais simples de substituir
- Isso pode ajudar a reduzir o lixo eletrónico (e-waste)
Os Sony WH-1000XM6 foram lançados há poucas semanas e já conquistaram diversos elogios.
Mas agora surge mais um bom motivo para considerar essa compra: eles estão mais fáceis de reparar do que os modelos anteriores.
De acordo com os especialistas do iFixit, “a Sony parece ter feito um esforço deliberado para projetar os WH-1000XM6 com foco na reparação”. Algumas alterações no “design” interno confirmam essa intenção.
O ponto principal? A bateria dos novos auscultadores está agora fixada com dois parafusos, em vez de estar colada com fita dupla face — como acontecia no modelo anterior, o WH-1000XM5, lançado em 2022. Isso torna a substituição muito mais simples e acessível, seja para utilizadores avançados ou para técnicos.
Segundo o iFixit, outro ponto positivo é que a placa intermediária do driver (modular driver mid-plate) também é simples de substituir. Não há necessidade de lidar com cola, o que facilita o acesso ao componente e elimina o risco de danificar outras partes internas dos fones durante a reparação.
Componentes facilmente acessíveis
O iFixit também destaca que a porta USB-C, a entrada de áudio e a placa de botões estão facilmente acessíveis, o que torna a reparação desses componentes bem mais simples. A ideia é clara: se apenas uma parte dos auscultadores WH-1000XM6 apresentar defeito, não será necessário substituir todo o dispositivo — basta trocar a peça afetada.
No entanto, nem tudo são boas notícias no que toca à reparabilidade: segundo o iFixit, a haste (headband) praticamente não teve melhorias nesse aspeto. Ou seja, caso esse componente se danifique, é bem possível que seja preciso adquirir um novo par de auscultadores.
Claro que, mesmo com as melhorias, reparar os WH-1000XM6 ainda exige algum conhecimento técnico e ferramentas apropriadas. Mas o processo está, sem dúvida, mais simples e acessível — seja para quem prefere fazer por conta própria ou para quem opta por levar a um técnico especializado.